sábado, 27 de agosto de 2011

Óculos 3D

Óculos Anáglifo o mais
tradicional e antigo
Óculos 3D
Várias Maneiras de Você Ter o Seu

Você já pensou alguma vez em como é que funcionam os óculos 3D? Pois, agora iremos explicar.
Há diversas maneiras de se obter uma sensação tridimensional, ou seja, 3D. Veja agora os mais populares:
·      Anáglifo: são aqueles óculos tradicionais que podem ser produzidos em casa, o de duas cores, que utiliza filtros de cores complementares, como azul e vermelho ou verde e vermelho. Nestes óculos a imagem vista, por exemplo, em vermelho não é vista pelo olho que tem o filtro vermelho, mas através desse pode ser vistas imagens em azul ou verde.
Seu custo é baixo, e por isso é bastante utilizado em publicações e também em monitores de computadores e no cinema. Apresente o problema da alteração das cores, perda da luminosidade e cansaço visual após uso prolongado. Convencionalmente o filtro vermelho é usado no olho esquerdo e o azul no olho direito.
Óculos Polarizado
·      Polarização: utiliza-se luz polarizada para separar as imagens da esquerda e da direita. O sistema de polarização não altera as cores, ainda que ocorra uma certa perda de luminosidade. Usa-se tanto em projeção de cinema 3D como em monitores de computador com telas de polarização alternativa. Hoje em dia é o sistema mais econômico para uma qualidade de imagem aceitável.
·         Alternativo: com este sistema se apresentam em sequência e alternativamente as imagens à esquerda e à direita, sincronizadas com óculos dotados de obturadores de cristal líquido, de forma que cada olho vê somente sua imagem correspondente. A uma freqüência elevada, a piscada de olhos torna imperceptível o truque. A técnica é utilizada em monitores de computador, TV e cinemas 3D de última geração.
·         Outro uso de óculos polarizados: Os pilotos de avião usam óculos de sol polarizados e também é frequente sua utilização quando se esquia ou quando se deseja uma proteção contra os reflexos.
Basicamente o que fazem estes óculos é absorver grande parte da luz refletida sobre superfícies horizontais, como a superfície de um lago, da pista de esqui ou do solo no caso de um piloto de avião.
Pode-se comprovar sua eficácia se, depois de olhar a superfície, giramos os óculos em um ângulo de 90º. Nestas condições, estamos fazendo que o eixo de transmissão dos óculos coincida com a direção do campo elétrico refletido pela superfície, de modo que estaremos recebendo essa luz, e poderemos comprovar que se transmite maior quantidade de luz através dos óculos.

     Espero que tenham gostado do artigo, e que ele seja útil pra vocês caros leitores.

Um comentário:

  1. Pesquisando um pouco mais,descobri que a Tecnologia 3D é bem mais antiga do que pensava!
    Diferente do que muitos pensam o 3D é um sistema bastante antigo. Ele apareceu pela primeira vez em desenhos, no ano de 1838. A visualização era possibilitada por um estereoscópio criado pelo cientista britânico Charles Wheatstone. Na década de 50, a tecnologia já era utilizada comercialmente nos Estados Unidos.

    Nos anos 80, parques da Disney já contavam com cinemas 3D que exibiam imagens bastante impressionantes para a época. Na mesma década, alguns espetáculos já traziam até mesmo os princípios da tecnologia 4D, adicionando algumas experiências sensoriais aos brinquedos dos parques temáticos.
    Mas então por que a tecnologia 3D só está se destacando nos últimos anos? Bom, isso não é inteiramente verdade. O 3D já teve altos e baixos desde suas primeiras aparições. Mas, para a maioria das pessoas, desta vez o sistema veio para ficar.
    Um dos motivos para o crescimento vertiginoso do uso da tecnologia é o filme Avatar (2009). Para desenvolver o longa metragem com 100% do tempo em 3D, o diretor James Cameron precisou criar novas câmeras, possibilitando um total controle daquilo que era filmado. Antes disso, filmes com a tecnologia exibiam apenas algumas cenas em três dimensões.
    Isso ocorria para que os espectadores não sentissem náuseas pela longa exposição ao conteúdo. Com o sistema de lentes duplas, desenvolvido pela Sony em conjunto com a equipe de Cameron, o problema diminuía consideravelmente, além de proporcionar uma experiência 3D completa.

    ResponderExcluir